top of page

Dicas Úteis: cuidados essenciais 

Dicas de cuidados essenciais para situações que pode ser vivenciadas com seu animalzinho.

Lista de dicas:

1. Envenenamento de Animais - Como Proceder;

2. Foguetes: animais assustados;

3.Carrapatos: receitas caseiras para combate-los;

4. Briga de Animais: o que fazer?

5. Receita de leite para gatinhos recém-nascidos;

6. Receita de leite para cachorrinhos recém-nascidos;

7. Papinha milagrosa para cães;

8. Castração de fêmeas - cuidados pós cirúrgico;

9. Resgatando animais silvestres.

1. Envenenamento de Animais - Como Proceder

Se o seu cachorro ou gato aparecer envenenado, a sua primeira providência antes de levá-lo ao veterinário, é fazer com que ele vomite o veneno.
Para isso, você pode usar:

 

ÁGUA OXIGENADA 10vol.:Dê a água oxigenada numa seringa de injeção: 5ml para gatos (1 colher de chá bem cheia) e 10ml para cães (1 colher de sopa bem cheia). O animal vai vomitar e expelir o veneno.
DETERGENTE NEUTRO:Se você não tiver água oxigenada, dissolva um dedinho de DETERGENTE NEUTRO num copo de geléia e dê ao animal na mesma quantidade que a água oxigenada: 5ml para gatos e 10ml para cães.

ÁGUA MORNA SALGADA:Dar 1 colher de sopa bem cheia.
ATROVERAN – Farmácia de humanos:DEPOIS que o animal vomitar, dar o remédio Atroveran – 1 gota por quilo de peso do animal – de 6 em 6 horas.
ENTEREX: – vendido em Pet Shop. Dar conforme as instruções da bula.

 

2. Foguetes: animais assustados

Durante o foguetório de fim de ano, festas juninas, etc, os animais sofrem. Uns mais, outros menos, mas todos são afetados pelo barulho, principalmente os que moram em casa e/ou perto de locais onde as comemorações são mais barulhentas. Geralmente, as pessoas já sabem o que fazer com seus animais, já conhecem os seus hábitos e os recursos que eles usam para se sentirem mais seguros durante a explosão de fogos do réveillon.
Mas não custa dar umas dicas:


1 – Fique calmo, não demonstre susto ou medo;

2 – Mantenha seus animais dentro de casa, muito cuidado com portão e janelas;

3 – Procure isolá-los do barulho;

4 – Use Florais de Bach para fortalecer o interior do animal e ajudá-lo a enfrentar melhor este período.
 

A fórmula do Floral é:


RESCUE + CHERRY PLUM + ROCK ROSE + MIMULUS + VERVAIN + SWEET CHESTNUTComo pedir: em farmácia de manipulação, pedindo que usem água mineral.Como guardar: na geladeiraComo dar o Floral:Aves pequenas – 2 gotas, 4 vezes ao dia, no bebedouro.Aves médias – 4 gotas, 4 vezes ao dia, no bebedouro.Cães e Gatos de pequeno e médio portes – 4 gotas, 4 vezes ao dia, pingando diretamente na boca.Cães de grande porte e gigantes – 6 gotas, 6 vezes ao dia, diretamente na boca.Cavalos e outros grande porte – 30 gotas, 4 vezes ao dia, no bebedouro.Quando começar: 20 de dezembro. Administrar as gotinhas até 03 de janeiro.NÃO ESQUEÇA DE GUARDAR NA GELADEIRA!!!
 

3. Carrapatos: receita caseira para combatê-los

Esta é uma receita contra carrapatos, esta praga mortal de difícil controle, que atinge a diversas espécies de animais. Com ela, você matará carrapatos do seu animal, sem ter que recorrer aos produtos de mercado que, além de terem um preço absurdo, inviável para a maioria, só agem durante 1 mês, quando agem…

Num frasco com 1 litro de álcool, pique erva-cidreira, em quantidade para ocupar metade do frasco. Deixe bem fechado por 24 horas, para que o álcool extraia o princípio ativo da erva-cidreira. No dia seguinte, coe e adicione 10 litros de água e 5 colheres de sal de cozinha, que terá a função de secar os carrapatos. Pulverize os animais 2 vezes por semana, protegendo seus olhos e ouvidos. Você também pode banhar o animal nesta mistura.

Os componentes desta receita são baratos e fáceis de encontrar e essa receita não tem contra – indicação. Proteja os seus animais!

 

FRONTLINE CASEIRO:


1 litro de álcool3 pedras de cânfora1 pacotinho de cravo-da-Ìndia1 copo de vinagre branco
NÃO LEVA ÁGUA!
Misture tudo numa garrafa pet e deixe em infusão até o dia seguinte. Coe a mistura e coloque num borrifador de plantas. Use nos animais depois de limpos e secos. Cuidado com a região dos olhos e nariz. Também pode ser usado no local onde os animais costumam ficar e dormir.

 

4. Briga de Animais: o que fazer?

ÁGUA!!! Para separar animais que estão brigando, não perca tempo gritando, batendo, tentando separar na mão, nada disso adianta.
Encha com água uma vasilha grande uma panela, uma jarra grande, um balde e jogue em cima deles. Na mesma hora eles se separam.
Se não resolver tenha sempre um extintor de incêndio, aquele do seu carro, à mão e borrife sobre eles com o cuidado para não atingir os olhos. Caso aconteça, após a briga lave os olhos com bastante água ou dê um banho neles.


 

5. Leite para Gatinhos recém- nascidos

Faça a seguinte misturinha:

1 copo de leite desnatado morno, 1 gema de ovo, 1 colher de creme de leite. Bater bem e dar de 4 em 4 horas na seringa de 1ml, aquela bem fininha. Dar 1, 2ml. não pode dar muito, porque eles têm diarréia, desidratam e morrem.

De acordo com veterinário, nesta tenra idade, eles ainda não estão com o centro de saciedade no cérebro totalmente formado. Leva um tempo para o cérebro entender que o estômago já está cheio.

Comece com 2ml. Se algum ficar berrando muito, dê mais 1ml.Eles não choram obrigatoriamente por fome. sentem falta da mãe, do aconchego, enfim, é uma situação difícil que requer muita paciência.Se tiver Pet Milk na sua cidade, melhor ainda.

Agora temos no mercado um leitinho chamado Líder Milk, que custa a metade do Pet Milk, de uso somente para gatos.

6. Leite para Cachorrinhos recém- nascidos

Faça a seguinte misturinha:

01 copo de 250 ml de leite integral1/2 copo de água filtrada misturada com 01 colher de sobremesa de Maisena (levar ao fogo, deixando cozinhar uns minutinhos após a fervura)01 folha de gelatina branca sem sabor, 01 colher de sobremesa de creme de leite de lata01 colher de sobremesa de mel, 01 gema de ovo crua (esperar a água de Maisena amornar para misturar a gema, para que ela não cozinhe)05 ml de complexo vitamínico (Clusivol) Bater tudo no liquidificador e guardar em geladeira por até 24 horas


Amornar ao dar para os filhotes.

7. Papinha Milagrosa para Cães

Essa receita tem salvo muitos bbs com inapetência (falta de apetite), erliquia, babesia, anemia, e outras doenças.


Ingredientes:Fígado, coração e músculo de boi (200 gr de cada), inhame (1 inteiro de bom tamanho), beterraba (1/2 média) e cenoura (1 média).Cozinhar com uma pitada de sal e bater no liquidificador em consistência de purê.Misturar esse patê com a ração. Se seu cão não come ração, misture com arroz.


Não se assuste se o coco sair avermelhado, é por conta da beterraba.


Há casos de cães que se recuperaram em uma semana comendo a papinha. Outros que engordaram quase 2kg em 20 dias.


Vamos divulgar para ajudar o máximo de cães.


Amornar ao dar para os filhotes.

8. Castração de Fêmeas:   cuidados pós cirurgicos

Após a castração da fêmea é muito importante o animal tomar um antibiótico e um remédio contra a dor.


Repouso também é necessário. Se o animal viver no quintal, é importante colocá-lo num cômodo da casa, para que se movimente menos.


É importante também o uso de ROUPINHA CIRÚRGICA, ou do COLAR ELIZABETANO a fim de evitar que a cadela arrebente os pontos com os dentes.

Uma vez rompidos os pontos externos, poderá haver ruptura dos pontos internos também, e a conseqüente exposição das vísceras. Neste caso, será necessária uma nova cirurgia, de risco.


Evite o sofrimento e/ou a eventual morte do seu animal colocando a ROUPINHA CIRÚRGICA OU COLAR ELIZABETANO.

9. Resgatando Animais Silvestres

​Às vezes chegam mensagens de pessoas que resgataram animais silvestres e não sabem como alimentá-los. Ao invés de postar emails e esperar resposta – e enquanto isso alimentar o animal com produtos que você “acha” que o bicho deve comer – entre em contato com o Jardim Zoológico da sua cidade.

Peça para falar com o veterinário responsável pela espécie do animal resgatado e se informe com ele.Se não conseguir falar imediatamente, pesquise na rede, mas não alimente por conta própria.

Entre em contato também com o CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres) do IBAMA de sua região, eles irão informar quais procedimentos necessários para cada espécie de animal.

bottom of page